Vasos de Honra

terça-feira, 3 de outubro de 2017

DEDICANDO JOÃO 14 PARA CRIANÇAS



Ao estudar a Bíblia, é necessário que os versículos indicados sejam lidos.
No primeiro versículo, observemos a conjugação do verbo “crer”. “Credes”, 2ª pessoa do plural (vós), do Presente Simples. É uma simples observação: Vocês crêem em Deus. Apesar de ser necessário, não é suficiente, porque não comunica a salvação a ninguém. Por isso, Cristo acrescentou: “Crede também em mim”. O verbo, agora, está no Imperativo. Vocês devem, é absolutamente necessário que creiam em mim. Temos que crer e aceitar tudo o que Ele ensina e o que Ele nos oferece.

O primeiro versículo começa dizendo: “Não se turbe o vosso coração”. Por que não precisamos ficar turbados ou inquietados em nosso coração? Porque cremos em tudo o que Ele promete e em tudo o que Ele ensina para que a nossa vida seja mais feliz.

Veja o que Cristo está dizendo para nós neste capítulo:

*Existe um lugar espaçoso no céu para o povo de Deus, V.2.

*Esse lugar está sendo preparado especialmente para as pessoas que crêem, de coração, em Jesus Cristo, V.2.

*No devido momento, quando tivermos que deixar este mundo, seremos recebidos por Jesus Cristo, pois Ele deseja a nossa presença, V.3.

*Se nós temos dúvidas quanto à maneira como seremos recebidos por Ele, basta crer que Ele se responsabiliza para conduzir-nos ao Pai, V.6.

*Por que podemos ter tanta confiança em Jesus Cristo? Porque Ele e o Pai são iguais. Outro nome que Ele tem é “Emanuel, que quer dizer: Deus conosco”. V. 9-10 e Mt. 1:23.

*Ele nos convida a orar e a pedir bênçãos, verifique V.14.

*Embora Jesus não esteja conosco pessoalmente, Ele prometeu que não nos deixaria como órfãos, sem amparo, pois voltaria na Pessoa do Espírito Santo, V.18.

*O Espírito Santo é o outro Consolador, aquele que tomou o lugar de Cristo. Os cristãos de hoje são mais felizes porque o Espírito Santo estará conosco para sempre, para cuidar de nós na vida cristã, V.16.

*É o Espírito Santo que nos ajuda a entender as verdades da Bíblia Sagrada, V.26.

*Obediência a Jesus Cristo é a prova do nosso amor a Ele, V.23.

*Qual é a recompensa de crer em Jesus Cristo? Veja V.27.

*Qual é o sentido da frase: “Vou e volto para junto de vós”? Cristo teria de, primeiro, morrer pelos nossos pecados, ser ressuscitado dentre os mortos e “ir”. Vou para o céu. Mas Ele acrescentou: “Volto para junto de vós”, o que acontecerá na sua Segunda Vinda. Ele voltará a fim de receber o seu povo e levá-lo para o céu, onde estará com Ele para sempre, V.28 com 1 Tes.4: 17-18.


Preparado por Rev. Ivan G. G. Ross

Um comentário: