Vasos de Honra

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O CUIDADO DO SENHOR



Versículo Bíblico: “De Benjamim disse: O Amado do Senhor habitará seguro com ele; todo dia o Senhor o protegerá, e ele descansará nos seus braços”, Deut. 33:12. 

Introdução: Quem são esses “amados do Senhor”? Não pode ser cada pessoa nascida de mulher, pelo simples fato de existir duas classes, bem dessemelhantes. A diferença é tal como o branco e o preto, o dia e a noite. Não existe uma classe neutra, nem clara e nem escura. A diferença é moral e espiritual. Alguns amam e servem a Deus, enquanto outros o rejeitam e servem os seus próprios interesses. 
Esses amados do Senhor são designados como: “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamarem as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; os que antes, não eram povo, mas, agora, são povo de Deus; que não tinham alcançado misericórdia, mas, agora, alcançaram misericórdia”, 1 Pe.2:9-10. A diferença entre as duas classes é um fato bíblico, porque os amados do Senhor são aqueles que foram separados “antes da fundação do mundo, para serem santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor os predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”,  Ef.1:4-5. A prova desse beneplácito tem este selo: “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba Pai!”. Esse clamor é o nosso reconhecimento da nossa adoção e a paternidade de Deus. Ele é o nosso Pai que está nos céus. Somos os amados do Senhor por causa da mediação de Jesus Cristo e o que Ele fez, a fim de sermos adotados como filhos. Sem Ele, estaríamos ainda “mortos em nossos delitos e pecados”, Ef.2:1. Agora, vamos meditar sobre o cuidado que o Senhor tem para com esse povo amado.

1.Um Cuidado Seleto: “O amado do Senhor habitará seguro com ele”. Esse cuidado é seleto, é especial. Embora o cuidado do Senhor se estenda para toda a  humanidade pela graça comum, no sentido de que Deus “não deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos bênçãos do céu, chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e alegria”, At.14:17. Contudo, no meio dessas bênçãos comuns, não se encontram as dádivas da salvação; elas pertencem, exclusivamente, aos amados do Senhor, aos que crêem no seu nome.

O amado do Senhor recebe um cuidado seleto, um cuidado diferenciado. Ele é  guardado pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo, 1Pe.1:15. O descrente não tem essa distinção, antes,  ele é abandonado para andar “segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”,  Ef.2:2. Mas o amado do Senhor não é abençoado sem a sua participação consciente; ele tem que estar “com o Senhor”, em plena comunhão espiritual com Ele. Mas, como ele pode alcançar essa comunhão? Cristo disse : “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”, Jo.14:21. E, como podemos conhecer esses mandamentos que revelam o amor do Pai e do seu Filho Jesus Cristo? A resposta é uma só: através da leitura diária das Escrituras Sagradas e com a oração entregando a nossa  vida aos cuidados do Senhor. O salmista pedia:  “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei”, acrescentando: “Com efeito, os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros”, Sl.119:18,24. Dessa maneira, a benção do Senhor repousará sobre nós, os seus amados; e, cresceremos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, 2 Pe.3:18.

O que mais podemos dizer sobre a preferência que os amados do Senhor experimentam? Certamente, a evidência da nossa salvação eterna não pode ser esquecida. E, devemos lembrar que ela é inteiramente devida à graça e misericórdia de Deus: “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque  Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação e fé na verdade, para que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória do nosso Senhor Jesus Cristo”, 2 Ts. 2:13-14. Sim, devemos sempre dar graças ao Senhor, porque somos aqueles amados que ele mesmo escolheu. Que possamos andar de modo digno da nossa vocação, Ef. 4:1. 

2. Um Cuidado Seguro: O amado do Senhor tem esta promessa: “Todo o dia o Senhor o protegerá.” Qual é a extensão dessa proteção? Não apenas cada dia, mas, sim, durante o dia inteiro. Precisamos desse cuidado constante, porque podemos ser surpreendidos a qualquer momento numa intriga espiritual que tem reflexos morais. Mas a promessa é esta: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”, Fp.4:7 Precisamos dessa proteção a cada instante! Muitas das nossas lutas espirituais não são com poderes externos, antes, acontecem dentro do nosso coração e da nossa mente; desejos conflituosos. Qual é a natureza dessas intrigas espirituais? Devemos sempre nos lembrar deste alerta: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”. Mas ele tem que ser resistido, 1Pe.5:7-8. Como? Eis a resposta: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo, porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Essa armadura é composta de oito itens essenciais: 1° Cingindo-nos com as verdades das Escrituras Sagradas. Temos que conhecê-las e praticar os seus ensinos. 2° Vestindo-nos da justiça de Jesus Cristo, que Ele adquiriu por nós mediante a sua obediência imaculada à lei de Deus. 3° O nosso procedimento deve ser caracterizado com o evangelho da paz, paz com Deus e com o nosso próximo. 4° Embraçando a fé na providência de Deus, através da qual podemos apagar todos os dardos inflamados do Maligno; dardos que carregam o veneno de pensamentos pecaminosos. 5° A importância da certeza da nossa salvação, podendo dizer: “E, de fato, somos filhos de Deus”, 1Jo 3:1, uma convicção que alcançamos quando estamos alicerçados na obra redentora de Jesus Cristo. 6° Temos que saber como usar a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Satanás não tem como resistir quando o refutamos com: “ Assim diz o Senhor”, ou, “Está escrito”. Cristo venceu declarando seu compromisso com as Escrituras, Mt. 4:1-11. 7° A oração e a súplica, direcionadas pelo Espírito Santo, que nos faz pedir segundo a vontade de Deus. Dessa maneira, seremos ouvidos, 1 Jo5:14. 8° Vigiando com perseverança, cuidando da nossa vida espiritual e a dos nossos irmãos, com as nossas súplicas. É importante estudar Efésios 6:10-18.

Temos que reconhecer o poder dessas intrigas espirituais. Temos que resistir à tendência de ficarmos frios e desanimados com esse assédio incansável do nosso adversário, cujo propósito é assolar a nossa firmeza em Cristo; mas, vestidos de toda a armadura de Deus, com esses oito itens já apresentados, seremos mais que vencedores. E, finalmente, temos que recusar os convites do mundo secular, a fascinação da segurança social a qualquer preço, pois essa tendência pode prejudicar a nossa vida espiritual, uma perda cara demais. Para terminar este ponto com uma verdade positiva: os amados do Senhor são protegidos com um cuidado seguro, todo o dia, pois Ele é o nosso Salvador.

3.Um Cuidado Sereno: O amado do Senhor “descansará nos seus braços”. Cristo podia declarar: “As minhas  ovelhas ouvem a minha voz, elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”,  Jo. 10:27-28. Nesses dois versículos, observe como Jesus elogia o seu povo: As minhas ovelhas, quando ouvem a minha voz, me obedecem. Agora, veja como Cristo serena os seus seguidores. Cuido de cada um, e ninguém os tirará da minha proteção. De fato, o amado do Senhor  pode descansar em seus braços. E, para enfatizar com maior intensidade esse cuidado, Cristo acrescentou no versículo 29: “Aquilo que meu Pai me deu (essas ovelhas) é maior do que tudo (as ovelhas são os tesouros mais valiosos, por causa do preço da sua redenção, por isso) da mão do meu Pai ninguém pode arrebatar”. Com essas verdades, entendemos como os amados do Senhor podem “ descansar nos seus braços”.

Voltamos para meditar mais demoradamente sobre os dois versículos de João 10:27-28. O que essas ovelhas, que o Pai entregou a seu Filho, precisam ouvir para seguir a Jesus Cristo? Deus chama o seu povo mediante uma mensagem específica: “A palavra da verdade, o evangelho da sua salvação”, Ef. 1:13. Reconhecemos que esse chamado, ou “vocação eficaz provém unicamente da livre e especial graça de Deus, e não de qualquer coisa prevista no homem.” Qual é a reação da pessoa que recebe esse chamado eficaz? A resposta deve ser entendida desta maneira: “Nesta vocação, o homem é inteiramente passivo, até que, vivificado e renovado pelo Espírito Santo, fica habilitado a responder a ela e a receber a graça nela oferecida e comunicada.” Sem essa vivificação pelo Espírito Santo, o homem jamais seguiria a doce voz de Jesus. Mas a prova de que temos ouvido o evangelho eficaz e salvificamente é que vimos “mui livremente, sendo por isso dispostos pela sua graça”, Con. de Fé, Cap.10. E, agora, feitos “sábios para a salvação pela fé em Jesus Cristo”, o Salvador se dirige às suas ovelhas, dizendo: “E ninguém as arrebatará da minha mão”. Ouvimos o evangelho e passamos a seguir a Jesus Cristo, que fala ao nosso coração, dizendo: A sua salvação está garantida, porque ninguém pode te arrebatar da minha mão. Aqui, a mão simboliza seu grande poder, pois Ele “pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre a interceder por eles”, Hb 7:25. 

Os amados do Senhor são um povo que habitará seguro com Ele, “ todo o dia o Senhor o protegerá e ele descansará nos seus braços.” Aqui temos um cuidado seleto, seguro e sereno, o que mais poderíamos desejar?

Conclusão: O Apóstolo João comentou: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e, de fato, somos filhos de Deus”, 1 Jo. 3:1. Sim, somos os amados do Senhor. Que cada um de nós possamos viver, conscientemente, como na presença de Deus, honrando o privilégio de sermos conhecidos como os amados do Senhor. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário